Lisboa - Santarém [ 2014 ]

Fotos | GPS

31/ 05/ 2014
Foi no fim de semana de 31 de Maio e 1 de Junho que o nosso colega Paulo Pereira e um Grupo da REN escolheu para fazer a sua “peregrinação” até Fátima.
Alguns membros do Clube Btt de Azeitão pediram para se juntar ao grupo e acompanhá-los até Santarém local para o términus da 1ª etapa.
Com o nosso pedido aceite, logo optamos por montar a logística, pois o regresso a Lisboa era certo e efetuá-lo de bicicleta estava fora dos planos. Optamos então por deixar o carro no Parque das Nações e regressar de Santarém de comboio (e que excelente decisão, viagem rápida, confortável e acima de tudo diferente).
Com tudo preparado, a partida deu-se por volta das 8:30 do Parque das Nações em clima tranquilo.
Com a 1 parte do percurso a decorrer com um andamento razoável, chegamos ao local da 1ª paragem Vila Franca de Xira por volta das 10:30 horas.
Aqui retemperou-se força com um cafezinho e voltamos ao pedal, desta vez o objetivo era chegar a Valada do Ribatejo, local previsto para o Almoço.

Esta 2 ª parte do percurso já começava a fazer algumas moças, mas conseguimos chegar juntos por volta das 12:45 para podermos saborear as famosas bifanas XXL.
Com a barriga aconchegada era hora de nos fazermos aos trilhos para terminar os últimos 18 kms até Santarém.

Esta foi realmente a parte mais complicada pois o calor, o cansaço e o nosso parceiro “vento” que teimou manter-se de forma desfavorável não ajudava.
Finalmente conseguimos chegar ao Vale de Santarém por volta das 14:30 Horas, e foi aqui que deixamos o grupo que foi chegando a “conta-gotas”, pois tínhamos que ir até à estação de comboio uma vez que a passagem deste estava prevista para as 16 horas e não era conveniente perde-lo.
Com a separação do grupo, ainda tínhamos + - 5 kms até à estação de comboio e foi aqui que o nosso amigo GPS nos traiu pois tínhamos marcado um percurso que se tornou impossível de realizar, obrigando-nos a subir até à Cidade, atravessá-la e só depois descer em direção ao comboio (esta dificuldade) não estava planeada e com 85 kms nas pernas tornou-se um pouco dolorosa.
Com todas estas adversidades, lá chegamos à estação por volta das 15:30 Horas com a sensação de mais 1 dia de Btt bem passado e em excelente companhia.
Como rescaldo deste dia, fica o registo de um passeio diferente com um regresso que deixou boas indicações revelando-se muito eficiente para uma utilização futura.
A título informativo, fica aqui a informação que o restante grupo que continuou até Fatima, conseguiu cumprir o seu objetivo terminando o percurso por volta das 16 horas de Domingo.
De salientar que esta tirada registou-se sem qualquer queda, ficando como registo apenas 1 furo.

Gostaríamos de agradecer ao nosso colega Paulo Pereira e aos seus colegas da REN, que fizeram o obséquio de nos deixar juntar ao grupo.

O Clube Btt de Azeitão esteve representado por:
José Ribeiral
Paulo Rocha
Cristiano Carvalho
Paulo Pereira

 

Até à próxima
José Ribeiral