Azeitão - Elvas [ 2006 ]
Fotos

Já não me recordo de quando a ideia surgiu, mas se a memoria não me atraiçoa deve ter sido durante um pedalanço  até a Nazaré (cerca de 160km, 6 horas de uma viagem difícil, não só pelo traçado como pelo enorme calor que se fazia sentir).
Depois de mais esse desafio ganho em estrada com as bicicletas de BTT, ideias loucas começaram a surgir; eu queria fazer um Tróia – Barrancos (215 km), mas prevaleceu a ideia de fazer um Azeitão – Elvas.

Na nossa ideia, estava fazer um super treino para o mítico Tróia – Sagres, com uma duração a rondar as 7h e um pouco mais curto que esta prova de 208 km.

Os seis companheiros do Clube BTT de Azeitão encontraram-se em Azeitão pelas 6 da manhã do dia 28 de Outubro de 2006

A primeira paragem oficial foi ao km 65, nas bifanas de vendas novas pois o nível de combustível tinha que ser reposto.

Surgiram os primeiros comentários, todos no sentido de estarmos em forma e que afinal a coisa ia ser mais fácil do que tínhamos pensado.

Aqueles que já tinham feito o Tróia – Sagres sabiam que ao fim de algum tempo, o corpo vai cobrando a sua factura e o desgaste acumulado vai tornando-se cada vez mais difícil de suportar; a partir de certa altura, dez km são a diferença entre desistir ou fazer mais dez.

Os primeiros desgastes começaram a surgir nas subidas antes de Montemor; as primeiras vítimas surgiram antes de Estremoz e quando passamos por essa vila, tínhamos 2 baixas no grupo.

Entre Estremoz e Elvas foi um verdadeiro suplicio e foi quando o espírito do BTT apareceu para nos dar forças; ninguém deixou um companheiro sozinho e os mais fortes foram as locomotivas de quem estava com mais dificuldades.

No fim, o tempo percorrido não interessou para nada e o que contou foi o espírito de entre ajuda que nos norteou e que é a razão para nos metermos nestas loucuras.

Para quem gosta de números, foram 196 km durante 9 horas de pedalanço (não contando com as paragens técnicas).

Por fim, ficámos com a sensação que tínhamos feito uma prova mais difícil que o Tróia – Sagres e a vontade de lançar um desafio aos Betetistas interessados para irmos à conquista de Elvas em 2007.

Desta forma, ficamo

s com dois percursos de endurance cuja partida acontece na nossa linda zona de Setúbal; um a oeste e outro a sul.

Para quem quer colocar-se à prova, ATÉ PARA A PROXIMA!

P.S. Todos nós agradecemos ao José Cristo e mulher a forma como nós e as nossas famílias fomos recebidos e tratados na cidade de Elvas.

Boas pedaladas e apareçam em Aldeia de Irmãos para pedalar connosco!

Luis Gomes.