Azeitão - Fatima [ 2011 ]

Fotos | GPS

Foi a 2 de Abril de 2011, por volta das 6:00h da madrugada que saímos de Azeitão já em BTT com direção ao cais do Seixal para embarcar rumo a Lisboa.
Chegados a Lisboa dirigimo-nos ao parque das Nações e de lá saímos por volta das 8:00h, era seguir o GPS e lá fomos em direção ao Rio Trancão.
A primeira paragem foi em Vila Franca de Xira para o pequeno-almoço eram já 10:00h. De Volta à estrada com a próxima paragem marcada para Valada, ponto de encontro com o carro de apoio na Marina de Valada por volta das 13:00h.
No entanto e antes de lá chegarmos tivemos de atravessar uma zona do percurso já desativada, a vegetação dominou por completo a velha estrada entre o aeródromo da Azambuja e o campo de voo do Algueirão. Aconselhamos para próximos eventos seguir os cerca de 2500mt pela N3-3 entre os dois aeródromos.

Reconfortados com o almoço seguimos rumo a Santarém, são cerca de 18Km em estradão em que a única dificuldade é a subida a Santarém. A chegada deu-se por volta das 15:00h.
A primeira parte estava concluída sem problemas de maior, recorre-mos a um centro comercial para recompor o almoço com umas sopas e sandes. A tarde foi ocupada com passeios por Santarém e visita ao Jardim das Portas do Sol.

A manhã seguinte começou às 7:30 com o pequeno almoço e saída prevista pelas 8:00h.
O dia adivinhava-se mais duro pois tínhamos de atravessar a Serra de Aire mas em contrapartida com melhores trilhos e paisagens. Paragem em Minde para reforço alimentar e seguir viagem.
A chegada a Fátima deu-se pela 14:00h onde já nos esperavam os nossos familiares.

Texto de:
Cristiano Carvalho