Azeitão - Catrrasqueira [ 2015 ]
Dia 8 de Março

Cartaz Azeitão-CarrasqueiraO clube BTT de Azeitão realizou no dia 08-03-2015 um raide Azeitão – Carrasqueira.
É uma volta grande, com 100km mas apenas com 597m de desnível acumulado.
O percurso desenvolveu-se em terreno misto, em alguns troços com alguma areia solta a partir do Km 45 e zonas com muita pedra solta junto à linha de caminho-de-ferro, numa espécie de estradão, contribuindo para algum desgaste físico. O acesso à linha é difícil, á que saltar a vedação para entrar e sair, na entrada tivemos de efetuar um corta-mato a pé.
Algumas zonas têm também, devido às circunstâncias descritas, alguma dificuldade técnica, pondo por vezes em causa a própria progressão em cima da bicicleta. Tem bastante alcatrão, cerca de 50%, mas foi nessas zonas asfaltadas que aproveitamos para progredir mais depressa ganhando assim algum tempo de forma a não atrasar o almoço.
De salientar que várias vezes fomos confrontados com cercas e portões que dificultaram a progressão.
As paisagens são bastante agradáveis de salientar a lindíssima zona da Reserva Natural do Estuário do Sado, as quintas e o Centro de Interpretação do Zambujalinho, junto a uma ponte encerrada ao trânsito mas que dá para passar com a bike), o fantástico montado de sobro antes de Alcácer, e o famoso Cais Palafítico da Carrasqueira.