Picos da Europa [ 2015 ]
Fotos | Video
Dias 1 a 5 de Maio

BrevementePicos de Europa são uma formação montanhosa na Cordilheira Cantábrica, ao norte da Espanha, que, embora não muito extensa, é pródiga em acidentes geográficos de grande interesse.
Os Picos de Europa dividem-se em três grandes maciços: O Ocidental ou Cornión, o Central ou dos Urrieles, e o Oriental ou de Ándara.
As maiores altitudes encontram-se no Maciço Central, que é o mais agreste dos três. Quatorze dos seus cumes superam os 2600 metros de altitude, com Torrecerredo, de 2648 metros, como teto destas montanhas. Não se pode falar deste Maciço sem mencionar o Pico Urriellu, ou Naranjo de Bulnes, sendo a silhueta deste último o escolhido para as camisolas que fazemos para lembrar as nossas aventuras.
Após um ano de grande espectativa lá fomos em direção aos Picos da Europa, talvez este seja um dos destinos mais selvagens que ainda temos na Europa.
Com três possíveis percursos delineados foi escolhido o maciço central, era nosso objetivo percorre-los na sua totalidade. A data não era a melhor mas foi a possível de forma a juntar o grupo. Muito cedo para aventuras nestas paragens e que veio a inviabilizar contornar o maciço a norte nas zonas mais elevadas devido à neve.

Brevemente- Dia 1, foi talvez o mais espetacular com paisagens deslumbrantes a que não estamos habituados a ver em Portugal devido à sua grandeza. Desníveisacumulados enormes mas que eram atenuados pela beleza das paisagens, montanhas, muitas zonas verdes, neve e a grande quantidade de água do desgelo.
Foi completamente impossível contornar o maciço para norte, muito tempo perdido devido a dificuldades em travessias complicadas pelo desgelo e também aprendemos que por estas paragem à que ter em conta que o desnível acumulado em apenas 60Km pode ser superior a 5000mt. A partir das 15:00h delineamos um novo percurso do ponto onde nos encontrava-mos até à base (o nosso hotel).
Devido aos problemas com a neve dirigimo-nos ao teleférico para saber a possibilidade de efetuar a travessia para norte, a informação recebida foi a que não seria possível circular mais de 500mt após sair do teleférico.
O dia terminou com um espetacular jantar com todos os presentes a deliciarem-se com as especialidades da região.

Brevemente- Dia 2, era suposto subir pelo teleférico em Fuente Dé e descer pela encosta norte regressando pelo trilho Ruta Del Cares e subido em direção a Fuente Dé. Durante a noite do dia 1 ficou decidido alterar as travessias programadas para os restantes dias, o trilho 3 tentaríamos fazer no dia 2 e no ultimo dia faríamos um passeio pedestre pelo ex-líbris local a Ruta Del Cares.
Alterados os dias dos percursos lá rumamos a Fuente Dé subindooooooo até onde nos foi possível, mais uma vez as paisagens em altura foram espetaculares.
Deparamo-nos novamente com uma travessia difícil numa encosta com grande inclinação coberta de gelo. A muita água neve e vento mais uma vez fez-nos alterar a rota e delinear uma nova em direção a Potes e posterior regresso à base, o dia terminou com mais um merecido jantar.

Brevemente-Dia 3, já tinha sido delineando anteriormente que bikes ficariam na base, seria um dia de passeio pedestre pelo espetacular trilho da Ruta Del Cares.
O percurso de cerca de 12 km segue pelo desfiladeiro do rio Cares, que serpenteia entre paredes verticais de centenas de metros de altitude. Nalguns locais, a largura do desfiladeiro tem pouco mais de 3 metros de largura. O percurso inclui a travessia de algumas grutas escavadas na rocha e pontes metálicas por forma a permitir a progressão e passagem dos operários que construíram o canal que existe ao longo do todo o percurso e que levava a água captada em Cain até Poncebos.

As expectativas era altas e posso confirmar que não ficamos nada desiludidos.
Conclusão, tomamos decisões acertadas, para novas aventuras nestas paragens as datas têm de ser mais perto do verão, talvez não tenhamos a beleza que encontramos em maio mas as possibilidades de cumprir as rotas traçadas são muito superiores ficou a promessa de voltar em breve pois este foi um dos locais mais bonitos por onde já andamos.
Camera ao vivo em Fonte Dé
Ir para a  webcam Fuente Dé: Fuente De in Europa / Espanha / Fuente Dé 
Fonte: http://www.cantur.com/instalaci...-de/parametro-2