Usuário Senha Registe-se aqui

Uma questão de equilibrio

 

Uma questão de equilibrio

Uma criança que está a aprender a andar de bicicleta vacila constantemente. Está a tentar encontrar o seu centro de gravidade.

Com o auxílio do ouvido interno e muita práctica, o processo acaba por ser dominado. No ouvido interno existem câmaras cheias de fluido e que possuem minúsculos sensores semelhantes a pêlos. Com os movimentos da cabeça, os fluidos deslocam-se, encurvando os pêlos e desencadeando impulsos nervosos transmitidos ao cérebro, que instrui o corpo a mudar de posição, contraindo uns músculos e relaxando outros.

Até dominar naturalmente o equilíbrio numa bicicleta, uma criança ou adulto em fase de aprendizagem experimentam com frequência a parte mais desagradável deste desporto, a queda.

Aconselhamos por isso mesmo que para aprender, escolha um piso de terra batida ou semelhante, nunca um piso de alcatrão, escolha um piso pouco abrasivo e sem trânsito automóvel. É claro que a queda será sempre uma consequência de uma manobra mais arrojada mas mal executada mesmo pelos mais experientes, por isso antes de tudo tenha em mente que as quedas que dá ao início na aprendizagem, vão diminuir de frequência mas podem tornar-se mais graves com o excesso de confiança, aliás é esta a principal razão das quedas mais aparatosas, isto é claro, para quem é mais aventureiro, não se aplicando a quem apenas quer passear à beira mar em piso liso.

Política de Privacidade | WebDisigner | © 2005 - 2019 Clube BTT Azeitão.