Usuário Senha Registe-se aqui

Breve História do BTT

 

A primeira bicicleta a ser modificada para a pratica do BTT surge em 1953 pela mão de James Finley Scott.
Mais tarde, no principio dos anos 70, surge o BTT nas montanhas da Califórnia mas como actividade rebelde do ciclismo, alguns atletas queriam levar a modalidade para fora da estrada para tornar mais radical a pratica do ciclismo, para tal tiveram que construir bicicletas que aguentassem tal tratamento.
Como tal surge a Schwinn Excelsior X, aquela que é considerada a primeira bicicleta de montanha, foi feita por Gary Fisher em 1973.

As primeiras adaptações feitas em bicicletas, foram elaboradas de forma artesanal, em garagens criadas pelos seus praticantes.

Hoje em dia, estas adaptações, vivem à custa da alta tecnologia, essencial para a criação de uma bicicleta robusta, de boa performance e segura.

O BTT possui duas vertentes: o DownHill e o CrossCountry.

No DownHill, ao atleta compete descer uma encosta o mais rapidamente possível. Quanto maiores as dificuldades no caminho, tanto melhor.

No CrossCountry, é necessária uma maior resistência física, já que os tombos são mais frequentes e consta, normalmente, de provas de alguma durabilidade.

A prática do BTT, obedece a regras muito específicas e os betetistas possuem um código de valores, que deve ser seguido por todos os praticantes da modalidade. O atleta de BTT, essencialmente nas provas de resistência (crosscountry), é responsável pelas reparações na sua bicicleta. Não pode receber apoio exterior, a não ser o fornecimento de alimentação e de assistência médica. Furos ou qualquer outra avaria com que o atleta se depare em prova, tem de ser ele próprio a consertar.

ADVERTÊNCIA

- Antes de Iniciar os percursos é preciso saber quais as autorizações necessárias e a legislação em vigor para percorrer zonas especificas, nomeadamente reservas naturais, propriedades particulares , etc

- Nunca esquecer a protecção do meio ambiente e o respeito pelas populações locais.

WebDisigner - Cristiano Carvalho | bttazeitao@sapo.pt | © 2005 - 2018 Clube BTT Azeitão.