Usuário Senha Registe-se aqui

Modalidades do BTT

 

XC ou Cross-country, refere-se basicamente a pedalar através de variados tipos de terreno. Escolhe-se um percurso e pedala-se atravessando todos os obstáculos que surgirem. Não é necessário grandes equipamentos adicionais para praticar esta vertente.

Downhill refere-se a um ciclismo todo-o-terreno específico que é efectuado em declives com vários obstáculos. Exige bastante técnica, pois o objectivo é descer uma encosta o mais rápido possível. Para praticar DownHill, necessita de ter uma bicicleta específica para esta vertente pois a velocidade que se atinge em terrenos muito irregulares, exigem bicicletas adaptadas a essas condições. Geralmente opta-se por bicicletas com suspensão total.

Freeride é um estilo de condução todo-o-terreno. geralmente envolve enormes descidas, saltos e obstáculos feitos pelo homem. Tem algumas parecenças com o DownHill por se realizar também em descidas. Para se aceder aos topos das colinas, usam-se ou carrinhas, ou teleféricos de Ski. Mas também se podem subir a pedalar.
As bicicletas são constituídas de peças muito resistentes e têm enormes suspensões. São bicicletas montadas para fortes embates.

Four-Cross é a vertente que evoluiu a partir do Dual.
No Four-Cross, correm 4 racers ao mesmo tempo num circuito idêntico aos de BMX com vários saltos. No Four-Cross esse circuito é feito a descer. A corrida é feita por mangas em que os primeiros 2 racers passam à fase seguinte, enquanto que os últimos 2 são eliminados.
O tipo de bicicleta usada nesta vertente varia, pois há quem prefira com suspensão total e quem prefira uma Semi-rígida.


Dicionário BTT

Trails é um espaço com um conjunto de saltos em terra e várias trajectórias possíveis. Geralmente nos trails constroem-se diversos saltos de formas diferentes e com inclinações diferentes.

Suspenção Total, diz-se que uma bicicleta é de suspenção total quando está equipada com suspensão à frente e a trás. Há muitos tipos de suspensões. A suspensão é um amortecedor que serve para tornar a condução mais suave e minimizar as irregularidades dos terrenos. Uma bicicleta sem suspensões é designada por uma bicicleta rígida ou semi-rígida caso tenha apenas suspenção à frente.

Trilhos são os caminhos onde os ciclistas todo-o-terreno costumam pedalar. Pode ser desde um corta-fogo, até um caminho de cabras.

Os trilhos estão geralmente localizados nas matas, florestas e serras. De uma forma geral, os trilhos oferecem aos ciclistas ar puro e desafios naturais, tornando o acto pedalar nestes locais bastante divertido.

Política de Privacidade | WebDisigner | © 2005 - 2019 Clube BTT Azeitão.