Usuário Senha Registe-se aqui

Azeitão - Fátima [ 2017 ]

Foi sem duvida o melhor grupo de sempre no Raide Azeitão - Fátima que organizamos. Os 15 elementos que participaram foram também os mais animados.

A Saída deu-se por volta das 6:30 de Azeitão em direção à estação de comboio de coina. Esta primeira etapa foi feita de comboio até à estação Roma-Areeiro, houve menino a colocar isto no Strava (e não me vou acusar como devem calcular).
Já em Lisboa tomamos rumo ao Parque das Nações, passando pelo Parque de Alvalade e utilizando algumas ciclovias entramos no parque Vale do Silêncio rumo à Avenida Berlin.
O ponto de encontro com os restantes elementos fez-se junto à Torre Vasco da Gama.

Com o grupo já composto e depois da foto de família foi dar corda aos sapatos.
Próxima paragem a 32Km Vila Franca de Xira no Jardim Municipal Constantino Palha para reforço alimentar.
Mas até lá tivemos de passar pelo “trilho” do Rio Trancão completamente destruído, parece uma autoestrada.
Passagem por Vialonga e entrada no Parque Linear Ribeirinho do Estuário do Tejo. Este trajeto passou a ser para nós obrigatório.

Saímos dos trilho em direção a Alhandra para entrar na ciclovia do Passeio Ribeirinho no final estava a nossa ZA1 com o reforço alimentar.
Toca a recompor os líquidos e sólidos, a próxima paragem fez-se em Valada para a famosa bifana mas até lá tivemos de fazer mais 30 km.
Foram feitos sempre junto à linha do comboio, com passagem por Castanheira do Ribatejo e entrada nos campos de cultivo da Regateira sem perder de vista a linha do comboio até à Azambuja.
De volta ao cultivo passamos junto aos Aeródromos da Azambuja e do Algueirão, já cheirava a bifana e Valada é logo ali à frente.

Para terminar bastaram mais 19km possivelmente os mais difíceis por serem os últimos do dia. À que percorrer o caminho junto ao rio, entrar na vinha Campo Zé Mateus e por fim a “cereja”. Subir até ao hotel.

A estadia foi uma surpresa, na entrada esta colocado o nome do clube, a piscina interior ficou por nossa conta, penso que me cansei mais lá a jogar “polo aquático” do que no caminho de bike, o jantar bem servido com tudo o que acordamos, os parabéns ao hotel espero poder repetir.

O dia dois prometeu mais dificuldades, mas nada que mete-se medo ao grupo para alguns foi mais uma ida a Fátima para outros a aventura e a primeira vez a fazer dois dias de bike seguidos.
Neste segundo dia foram marcados dois abastecimentos, um em olhos de Água a 32Km e outro em Minde a 16Km de Fátima.

Mas até Fátima são 60Km e tivemos de nos por a andar para não chegar muito tarde.
Saímos do hotel em direção a Advagar, mas com toda pressa que nos foi possível. O terreno mudou e passamos a contar com um sobe e desce constante.
Foram perto de 25Km que tivemos de fazer até olhos de água, para mim este foi o terceiro raide a Fátima mas a primeira passagem por este local que vai ficar a constar no nosso roteiro, e lá estava o Jacinto com o abastecimento pronto a servir.

A paragem não foi longa e lá nos colocamos em marcha pois tínhamos pela frente a Serra de Aire e Candeeiros. Até ao topo e mais além à que subir até aos 400mt e do miradouro tentar encontrar de novo o carro de abastecimento lá em baixo.
Descer foi bem mais rápido e parámos uma última vez em Minde, a partir daqui foi “só” subir a Serra de Minde e “descer” até ao Santuário de Fátima.

Como puderam constatar este último dia foi fácil com uma descrição bem resumida para não cansar ninguém.
Para o ano fica prometida nova edição, obrigado pela companhia, forma dois dias de espetacular convivio.

Saudações BTTistas
Cristiano Carvalho

WebDisigner - Cristiano Carvalho | bttazeitao@sapo.pt | © 2005 - 2018 Clube BTT Azeitão.