Menu Fechar
Picos da Europa 2
Picos da Europa 2015
Picos da Europa 2
Picos da Europa 1
Picos da Europa 2015
Picos da Europa 1
Azeitão - figueira da Foz 3
Azeitão - Figueira da Foz
Azeitão - figueira da Foz 3
Azeitão - Fátima 1
Azeitão - Fátima em BTT
Azeitão - Fátima 1
Azeitão - figueira da Foz 2
Azeitão - Figueira da Foz
Azeitão - figueira da Foz 2
Picos da europa 3
Picos da Europa
Picos da europa 3
Azeitão - figueira da Foz 1
Azeitão - Figueira da Foz
Azeitão - figueira da Foz 1
previous arrow
next arrow
Shadow

Quem Somos

O Clube BTT de Azeitão é uma associação sem fins lucrativos, com personalidade jurídica, que tem por objectivo essencial o desenvolvimento de atividades humanitárias, culturais e recreativas e em particular a prática recreativa do ciclismo na sua vertente de todo o terreno (BTT).

O Clube BTT de Azeitão teve na sua génese, em 2005, um grupo de amigos de várias profissões e idades que se reunia todas as semanas para a prática do BTT, que decidiu dar corpo a uma ideia, e criar de forma organizada e estruturada um Clube.

A região merece ser partilhada por todos aqueles que residem na região e também por aqueles que, não residindo, a visitam e merecem desfrutar, de forma consciente e responsável, a paisagem que nos rodeia.

Sempre que saímos da Serra da Arrábida, para outras paragens, gostamos de levar a conhecer um pouco deste paraíso. Levamos as empresas que patrocinam os nossos equipamentos, levamos produtos da região para divulgar noutras paragens.

É esta a nossa forma de estar !

Azeitão, onde fica

Situada em pleno parque natural da Arrábida, no distrito de Setúbal, e a sul de Lisboa, a região de Azeitão situa-se entre dois concelhos, o de Setúbal e Sesimbra, dividinde-se em duas freguesias: Vila Nogueira de Azeitão (Freguesia de São Lourenço) e Vila Fresca de Azeitão (Freguesia de São Simão).

Azeitão é uma antiga vila e município português, hoje integrada no concelho de Setúbal. É integrada pelas freguesias de São Lourenço e São Simão, mais conhecidas pelas designações de Vila Nogueira de Azeitão (São Lourenço) e Vila Fresca de Azeitão(São Simão). Tinha 1 993 habitantes em 1801 e 2 717 em 1849. O concelho foi extinto em 1855.

São Lourenço é uma freguesia do concelho de Setúbal, com 47,69 km² de área e 8 487 habitantes (2001). Densidade: 178,0 hab/km². Em conjunto com a vizinha freguesia de São Simão, (com 21,62 km² de área e 4 598 habitantes (2001). Densidade: 212,7 hab/km².) forma o lugar de Azeitão, que outrora foi vila e sede de município, mas que hoje não tem existência no ordenamento territorial português.

Património em São Lourenço

  • Palacio da Quinta das Torres ou Quinta das Torres
  • Palácio dos Duques de Aveiro ou Paço dos Duques de Aveiro
  • Pelourinho de Vila Nogueira de Azeitão
  • Conventinho da Arrábida e Mata de Carvalhos
  • Igreja de São Lourenço (São Lourenço)

Património de São Simão

Palácio da Bacalhoa ou dos Albuquerques e Quinta da Bacalhoa, do Bacalhau ou da Condestablessa.

Fontanário em Vila Nogueira de Azeitão ou Chafariz dos Pasmados.

Palácio da Bacalhoa

Ainda existentes as casas, os muros com torreões de cúpulas aos gomos e também o grande tanque foram beneficiações mandadas construir por D. Brites. Esta quinta viria a ser vendida em 1528, a Brás de Albuquerque. O novo proprietário, além de ter enriquecido as construções com belos azulejos, mandou construir uma harmoniosa «casa de prazer», junto ao tanque, e dois formosos pavilhões, juntos aos muros laterais. Nos finais do séc. XVI, esta quinta fazia parte de morgadio pertencente a Jerónimo Teles Barreto — descendente de Afonso de Albuquerque. Este morgadio — em que estava incluída a Quinta da Bacalhoa — viria a ser herdado por sua irmã, D. Maria Mendonça de Albuquerque, casada com D. Jerónimo Manuel — da Casa da Atalaia — conhecido pela alcunha de Bacalhau.

É muito provável que o nome de Bacalhoa, pelo qual veio a ficar conhecida a antiga Quinta de Vila Fresca, em Azeitão, tenha tido origem no facto de a mulher de D. Jerónimo Manuel também ser designada da mesma forma sarcástica. Esta quinta ficou consagrada entre os tesouros artísticos de Portugal.

Tendo, naturalmente, sofrido algumas modificações, no decurso dos seus cinco séculos de existência, conserva ainda as abóbadas ogivais dos seus tempos mais remotos, o palácio com janelas ao estilo renascentista, os cubelos representativos da Via Sacra e elementos cerâmicos decorativos, do séc. XVI. Nos azulejos encontra-se a data de 1565 e a assinatura do ceramista Francisco de Matos. Medalhões de faiança de origem flamenga emolduram bustos de significação histórica.

Actualmente a Quinta da Bacalhoa pertence à Fundação Berardo (Vinhos Bacalhoa)

Quinta das Torres

A Quinta das Torres e o seu Palácio, em Setúbal, datável de cerca de 1560, é um dos mais importantes e belos conjuntos arquitectónicos renascentistas do país.

No seu interior, quase todas as salas possuem tectos de madeira, portas à romana e painéis de azulejos na parede. Merece especial destaque um notável conjunto de azulejos em majólica com cenas da Eneida, provavelmente provenientes de Urbino (Itália). Junto ao edifício um pequeno lago em cujo centro se eleva um templete. Todo o conjunto é envolvido por arvoredo que cria um ambiente quase idílico.

Igreja de São Lourenço

A Igreja de São Lourenço, em Vila Nogueira de Azeitão, Setúbal, é um templo de fundação medieval, gótica, da qual hoje nada resta.

O que chegou até nós foi uma igreja rural, com azulejos do século XVIII e um belíssimo painel de «majólica italiana» do século XVI. Importantes também a talha e as pinturas da capela-mor. Uma das peças mais antigas é a pia baptismal, de meados do século XVI, com características manuelinas, e talhada de uma só peça de brecha da Arrábida. Do século XVIII é o altar-mor, cujo retábulo de talha ladeia uma tela representando a última ceia.

Como chegar de automóvel:

  • a) Partindo de Lisboa, siga pela Ponte Vasco da Gama e apanhe a A-12 em direcção a Setúbal. Em seguida apanhe o IC13 em direcção à Quinta do Conde, No cruzamento da Quinta do Conde, siga as indicações para Azeitão.
  • b) Partindo de Lisboa, pela Ponte 25 de Abril siga em direcção a Setúbal; Virar na saída Barreiro/Quinta do Conde, depois é só seguir as indicações para Azeitão.
  • c) Partindo do Porto, apanhe a A-1 até Lisboa e depois siga pelo itinerário indicado em a ou b.